quinta-feira, 12 de abril de 2007

Imaturidade x Sabedoria

Eu estive enfrentando sua sabedoria
Todos dizem que sou inteligente
Minha juventude ri disso
Meu ego se infla
Meu coração estremece

Quando estamos numa prova de fogo
O que se usa para definir inteligência?
É possível se fingir inteligência
Sempre estive disfarçando toda
minha ignorância
Eu apenas quero ter sabedoria
quando envelhecer

Por isso eu estive pensando
Eu senti medo
Você me desafiou num duelo
Não pude deixar de enfrentá-lo
E isto se torna saudável
Nosso respeito em jogo
é inabalável

Eu tive medo
E isso se deu com nossos
primeiro movimentos
Eu estive trabalhando minha mente
eu estive criando planos
fiz projetos
Porque minha falsa inteligência
e minha juvantude
são diminutas perante sua sabedoria

Esta partida esteve
equilibrada
Eu fiz um movimento
E apenas pude dizer uma palavra
Xeque-Mate
E isto finalizou minha insegurança
Ele esteve sorrindo
enquanto apertou minha mão
Eu estive agradecido desde então

Atos de bondade
visto com olhos de maldade
Esta segurança falsa
num aspecto de humildade
Apenas para disfarçar toda arrogância

Este silêncio respeitoso
foi feito num novo jogo
Onde meu jogo estava perfeito
Eu apenas gostaria de ser sábio
quando envelhecer
Obrigado, vovô
Abrindo meus olhos
desfazendo meus planos
retirando minhas armas
obrigado por me vencer


Ás vezes é realmente preciso ser derrotado, mesmo que num simples jogo. Sempre é importante não se sentir demais, mas conhecer suas habilidade, qualidades, defeitos, seus próprios limites. Eu apenas acho que devemos ser humildes, a respeito de tudo. Sempre estamos aprendendo e sempre devemos estar prontos para aprender mais e mais. Saber falar e escutar é um dom inigualável, saber ouvir e apreciar os elogios com sabedoria também é um dom, e tudo isso pode ser aprendido.

Ser apenas você é o melhor que você pode ser.

2 comentários:

Tyr Quentalë disse...

Eu poderia dizer que você me deixou em Xeque-mate e dizer que fiquei sem palavras, mas isto seria uma forma simples demais para dizer que eu gostei deste novo escrito. Uma partida de xadrez sempre é interessante. Seja ela com alguém que conhecemos e respeitamos, seja com um estranho. Nossa vida é um eterno jogo de xadrez. Às vezes agimos de modo impenssado o que nos leva ao Xeque. Somos descuidados e ficamos horas a pensar como sair da arapuca que nos metemos. A mensagem que você deixou foi muito bonita Bardo e espero que outros que aqui se apresentam para ler os seus contos, lembrem-se das palavras, posi elas foram ditas de coração e com sinceridade.
Um abraço,
Tyr Quentalë

Unknown disse...

Se vc relmente sentir o que vc escreveu, vc está no caminho de se tornar um grande homem.. Bom pelo pouco que conheço de vc, aposto que vc já é esse homem.. siga seu dom... use suas palavras para fazer a diferença ... escreva um livro!!!!